Tecnologias

O vf-OS faz parte de uma acção de Investigação e Inovação da União Europeia do programa Horizonte 2020, e vai contribuir para o estado da arte no âmbito das Fábricas do Futuro ao providenciar novos resultados em investigação, aplicações especificas e demonstradores dos avanços tecnológicos em casos e ambientes concretos. O projecto não se limita a fornecer conceitos orientados à teoria mas também irá disponibilizar os meios tecnológicos que concretizam tais conceitos em software.

O vf-OS vai desta forma possibilitar o sistema operativo para manufactura ao providenciar as seguintes funcionalidades:  

O vf-OS disponibiliza um Kernel de Sistema para a Fábrica Virtual

Um conjunto especifico de bibliotecas e a sua inerente infraestrutura onde as aplicações vf-OS podem ser construidas e interagir entre si.

O Kernel é o ponto central do sistema operativo, responsável por providenciar recursos chave a todo o vf-OS e também um conjunto de serviços específicos, acessíveis e abertos.  O Kernel executa processos e aplicações vf-OS, enquanto utiliza os recursos computacionais do sistema disponíveis da maneira mais otimizada.

O vf-OS disponibiliza Drivers de Fábrica Virtual e APIs Abertas

Um conjunto de módulos que virtualizam recursos reais da fábrica e os ligam às suas imagens virtuais no vf-OS.

Mecanismos do tipo Plug-and-Play e drivers estão a ser desenvolvidos para acesso contínuo/aberto e virtualização inteligente dos recursos de fábrica.

APIs abertas, módulos interconectados e drivers permitem a interoperabilidade simples e segura entre a fábrica e as aplicações do vf-OS.

O vf-OS disponibiliza um Middleware de Fábrica Virtual e Banco de dados

Um conjunto de módulos que permitem a integração de dados de fontes arbitrárias incluindo, mas não limitadas a, CPS, objectos inteligentes, RFID e redes de sensores sem fios. O armazenamento de dados baseado em nuvem ( mas também locais) são utilizados de forma a evitar problemas de bloqueio nos fornecedores, que provocam a falha de todo o sistema. Também é tomada em consideração se uma base de dados em nuvem particular deixar de estar disponível. A acessibilidade de dados é facilitada através de conectores e wrappers. 

O vf-OS disponibiliza um Kit de Desenvolvimento de Aplicações Aberto

Um kit de desenvolvimento de aplicações completo e totalmente aberto destinado à comunidade, com o objectivo de garantir o crescimento de aplicações especificas capazes de correr no vf-OS, de forma a cobrir todos os sectores e cenários industriais concretos e que vão além do projecto. Este kit permite que terceiros possam desenvolver as suas próprias aplicações, facilitando a sua integração na plataforma vf-OS, ampliando e abrindo desta forma o desenvolvimento de aplicações especificas e especializadas.

O vf-OS disponibiliza uma Framework de Manufatura em Nuvem

Uma plataforma em nuvem capaz de alocar as as principais funcionalidades empresariais do vf-OS, incluindo o mercado e os meios de monetização, bem como a capacidade de pedir, anunciar e alugar/comprar aplicações de fabrico e serviços de terceiros. Os utilizadores fazem uso disto para solicitarem novas funcionalidades, os programadores introduzem novas aplicações que correm no vf-OS com base nesses requisitos, provedores de serviços fornecem serviços (por exemplo, hospedagem) e os utilizadores fazem download/compram e correm as aplicações já construídas tanto na nuvem como localmente.  

O vf-OS disponibiliza Componentes de Fábrica Virtual

Os componentes técnicos para construir as funcionalidades do vf-OS são modulares e fornecem interfaces aberta. Por isso, estes podem ser facilmente integrados noutros sistemas assim como incorporar componentes futuros, podem integrar outras tecnologias desenvolvidas dentro das fábricas atuais ou futuros projectos de fábricas do futuro, e podem ainda ser usados em conjunto com sistemas de software dentro das empresas. Adicionalmente o Kit de Desenvolvimento de Aplicações Aberto fornece metodologias e interfaces para o desenvolvimento de aplicações individuais.

Obrigado pelo seu interesse no vf-OS.

Se gostaria de obter mais informações acerca do mesmo, queira por favor preencher e submeter este formulário, de forma a podermos entrar em contacto consigo o mais rápido possível.

Este projecto recebeu financiamento do programa de pesquisa e inovação da União Europeia, Horizonte 2020, sob o acordo de concessão numero 723710.