Sobre o vf-OS

O vf-OS é um projecto de investigação colaborativa e inovação, financiado pelo programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia, sob o acordo de concessão com o numero 723710.

O projecto vf-OS visa o desenvolvimento de um Sistema Operativo Aberto para Fábricas Virtuais, implantado numa plataforma em nuvem, suportando um ecossistema de mercado multi-lateral que disponibiliza um conjunto de serviços para a fábrica do futuro conectada, de forma a integrar de forma ótima processos de manufatura e logística.

Esta abordagem de manufatura possibilita um novo nível de flexibilidade e escabilidade na área da manufatura, e assim como qualquer bom conceito, tenta não reinventar a roda mas tirar partido dela, replicando e adaptando conceitos e ferramentas.

Analogia entre Sistemas Operativos conhecidos e o vf-OS

A implementação da plataforma do vf-OS envolve a interação de diferentes fluxos de trabalho que estão organizados em 11 pacotes de trabalho. Estes especificam, implementam e validam a plataforma do vf-OS e os elementos, ferramentas chave e serviços que a suportam.

 

Obrigado pelo seu interesse no vf-OS.

Se gostaria de obter mais informações acerca do mesmo, queira por favor preencher e submeter este formulário, de forma a podermos entrar em contacto consigo o mais rápido possível.

Este projecto recebeu financiamento do programa de pesquisa e inovação da União Europeia, Horizonte 2020, sob o acordo de concessão numero 723710.